segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O ENCONTRO COM DEUS

POR: MANUELA AZEREDO


Texto base: Gênesis 32:22-32


Enquanto eu estava pensando sobre o encontro que houve nesse último fim de semana,  o Senhor me ministrou acerca do que acontece quando temos um encontro com Deus e me levou à história de Jacó. E é sobre ele que quero falar um pouco nesse post.
Jacó era filho de Isaque e irmão gêmeo de Esaú.  Desde o ventre de sua mãe ele lutava com seu irmão para ver quem nasceria primeiro. Diz a Palavra que ele nasceu agarrado ao calcanhar do seu irmão Esaú. Sua vida foi uma sucessão de mentiras, lutas e fugas constantes de Deus. E eu me pergunto: será que isso aconteceu só com Jacó? Será que hoje em dia acontece isso em nosso meio? De viver uma vida de tirar vantagem de tudo e de todos, uma vida de mentiras e de fugas? A má notícia é que sim, acontece e muito, mas a BOA é que o Senhor nos convida a um encontro com Ele, onde mudaremos a nossa vida para sempre!


PONTOS EM DESTAQUE

1.       Estreitamento do caminho – vs 22,23
O vau de Jaboque era o estreitamento do caminho para a travessia do riacho. O caminho se estreitava até chegar no rio. Ou seja, o Senhor estreitou o caminho de Jacó para que ele pudesse ter o encontro com ele.
Isso que Deus faz conosco. Aperta daqui, dali, tenta chamar nossa atenção, mas estamos tão preocupados com nosso umbigo que perdemos a sensibilidade.  Irmãos, muita coisa que passamos é resultado da nossa cabeça dura. O Senhor nos permite passar pelo deserto para que aprendamos algo, mas resistimos. E a lei do deserto, irmãos, é a seguinte: ou você sai aprovado ou não sai. Se não abrirmos o coração para o Senhor, vamos ficar andando em círculos para sempre!

2.      Luta com Deus – vs 24
O que me chama mais atenção nesse versículo é que do nada Jacó começa a lutar com o homem. Realizem, irmãos, do nada chega alguém e você começa a lutar. Isso era reflexo do caráter dele de enganador, vivia escabreado com tudo e com todos. Jacó passou a sua vida toda lutando com Deus pensando que era com a vida.
Assim somos nós, irmãos. Muitas vezes estamos armados contra tudo e todos. Ficamos lutando contra nossos pastores, nossos pais, nossos maridos/esposas, nossos colegas de trabalho sem nos dar conta que estamos lutando com o Senhor.  Amados, tem uma coisa na crucificação que me chama atenção... Foi preciso a mão de outra pessoa para martelar os cravos no corpo de Jesus. Sabe o que isso quer dizer? Que precisamos um do outro para crucificar o nosso eu. Eu não consigo me auto-crucificar. Essa é a beleza do evangelho. Eu preciso do irmão para moldar o meu caráter. Em Pv 27:17 diz assim: “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” Amém?!

3.     Resultados do encontro com Deus

a)     Mudança de nome/caráter
Jacó significava usurpador, enganador. Naquela época os nomes tinham relação com o caráter da pessoa. Notem o versículo 27.. Irmãos, Jacó era mentiroso, num é mesmo? Mas quando Deus o confrontou ele foi corajoso o suficiente para responder o nome corretamente. Será que temos essa coragem? Hoje o Senhor te pergunta e me pergunta: Qual o seu nome?
Não o nome que tá no seu RG, mas o nome do seu caráter. Tem uma história que diz que o general Alexandre , o Grande, certa vez passando em revista, observou que tinha um soldado que não estava em posição de sentido, que não estava bem trajado e ele lhe perguntou: “Soldado, qual o seu nome?” E o soldado gaguejando... “é Ale-ale-xandre, senhor.” Então o general falou: “Soldado, ou você muda de nome ou muda de posição”
Muitas vezes, Deus pergunta qual é o nosso nome, e nós respondemos: “Cristãos, Senhor... Meu nome é cristão, certinho... o tipo que é de casa pro trabalho e do trabalho pra casa...”
Mas, Deus, talvez, tenha que dizer pra nós: “Ou você muda de nome ou muda de posição”.

É isso, amados. Ou temos coragem de dar nome aos nossos pecados para sermos perdoados e transformados pelo Senhor ou vamos continuar na nossa vidinha...
Pela hombridade de Jacó, o Senhor mudou o seu nome para Israel, que quer dizer príncipe do Senhor.
b)    Marca
O Senhor deixou uma marca física em Jacó que mudou o seu caminhar para sempre. Ele nunca mais andou da mesma forma. Mas note que a Bíblia diz que foi necessário isso para deter Jacó. Versículo 25. Mas a partir daí ele nunca mais foi o mesmo. Mudou o seu jeito de caminhar literalmente.

CONCLUSÃO

Para finalizar, conta-se que um garotinho queria muito ter um cachorro e numa tarde, quando ia passando em frente a uma loja de animais, viu na vitrine uma porção de cachorrinhos. Não pode fazer outra coisa senão grudar o rosto na vitrine, desejando ter um deles. O dono da loja, vendo que o menino não saía da vitrine, o convidou para entrar. Enquanto os cachorrinhos brincavam de um lado para o outro, o menino percebeu que um deles não participava com os demais. Então, o garoto perguntou o que havia acontecido com aquele cachorrinho. O dono disse que ele tinha um problema no quadril. Ele sempre mancaria e nunca poderia correr como os outros cachorros. Admirado, o menino disse: “É esse cachorrinho que eu quero comprar.” O dono da loja respondeu: “Mas ele nunca vai poder correr e brincar com você como os outros cachorros. Eu o darei de presente para você.” Mas o menino não aceitou a proposta e disse para o dono da loja que não receberia o cachorro de presente. Iria comprá-lo, porque aquele cachorrinho valia tanto quanto os outros. O menino entregou as moedas que possuía ao dono da loja e combinou que sempre que ajuntasse algum dinheiro voltaria, até pagar o valor do cãozinho. O dono da loja insistiu em dizer que aquele cachorro não podia pular nem correr. Então, o menino levantou uma perna da sua calça e, mostrando uma perna mecânica, disse: “Bem, eu também não corro muito bem. E esse cachorrinho vai precisar de alguém que entenda isso.”
Todos nós temos uma deficiência e o Senhor sabe disso. Por isso nós precisamos de alguém que nos entenda e que se identifique conosco. Essa pessoa é Jesus. Ele sabe do nosso estado e quer mudar a nossa história; depende de nós tomarmos uma atitude.  Você e eu podemos exultar de alegria! Pertencemos a Alguém que nos respeita e transforma nossas deficiências em valiosas habilidades. Aceitar a graça de Cristo é compreender que nada que façamos é suficiente para nos salvar. Ele nos ama como somos e é o único que pode transformar cada um de nós em príncipes e princesas.
No amor de Cristo,
Manuela Azeredo

Um comentário:

  1. ai pastor André, conseguimos ficar em terceiro lugar no festival de bandas de garagem. Muito obrigado pelas orações, olha o link da reportagem.


    http://portalozknews.com.br/v1/materia/rio/camposdosgoytacazes/2012/02/09/evolucao-da-especie-vence-i-festival-de-bandas-de-garagem-em-campos-dos-goytacazes/

    ResponderExcluir