segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA

POR: MANUELA AZEREDO

“A glória desta última casa será maior do que a da primeira...”
Ageu 2:9

Já ouvi diversas palavras de Deus através desse texto, porém como o Senhor sempre nos surpreende e sua sabedoria é insondável, Ele tem me mostrado outra face desse mesmo texto e é sobre ele que vamos comentar hoje.

Sempre o usei como um alimento para fé, mostrando que algo tremendo espera no futuro, e não tem nada errado nisso, porém nunca tinha parado pra pensar em algo... num versículo acima o Senhor pergunta quem havia visto o templo em seu primeiro estado, pois o que viam agora em nada lembrava o esplendor de outrora, mas, mesmo assim, o Senhor afirma que a glória desta casa seria maior. Por quê? Simples, nesta casa, mais simples, conseguiríamos contemplar ao Senhor.  Entendem? Talvez tenham pensado que só naquela mega estrutura veriam o Senhor, mas Ele quis mostrar que independente do Templo, grande ou pequeno, espetacularmente acabado ou começando a ser reconstruído, ali Ele estaria.
Nós, homens, temos uma qualidade que muitas vezes torna-se defeito.. Nós fomos criados para nos adaptar as mais diversas situações e conseguimos isso facilmente. Nos acostumamos a viver sem alguém que partiu, nos acostumamos a viver com certa deficiência que nos acomete, um emprego diferente, um espinho na carne e também nos acostumamos à presença do Senhor. Tanto, que perdemos a singeleza, a doçura das pequenas coisas.  A cada degrau de conhecimento que galgamos no Senhor, ao invés de nos maravilharmos com Ele, nos tornamos Sábios demais para os mais fracos na fé, Sábios demais para os perdidos... sábios demais para Deus. “Vou embora, agora é só a parte dos milagres...” Nunca vou esquecer quando uma irmã me disse isso enquanto se retirava – apática – de uma reunião abençoadíssima, onde Deus havia operado prodígios e maravilhas.  Ela não quis ficar, afinal de contas, eram só os milagres.. Sabe o que é mais duro? Fazemos isso todos os dias... Precisamos de grandes coisas para entreter a nossa carne, para prender a nossa atenção... grandes pregadores para que participemos de um culto. Aparentemente, só a Presença do Senhor não é suficiente.  É disso que o Senhor estava falando ali em cima. Não seria necessário algo tão luxuoso, tão pomposo para vermos a Sua face. Ele estaria no singelo. Jesus era tão simples, tão simples que de tão simples, as pessoas o rejeitavam e rejeitam até hoje. Irmãos, precisamos voltar à essência, às pequenas coisas.. Sabe, voltar ao primeiro amor... quando cada sinalzinho da Presença dEle era comemorado, quando sentíamos prazer em compartilhar com os irmãos algo da Palavra, não teologia, Palavra de Deus.. quando reconhecíamos todos que professavam Jesus como irmãos. Entendem? Outro dia ouvi uma criança entre 4 e 8 anos dizer:  Jesus podia ter dito palavras mágicas pros pregos caírem do crucifixo, mas Ele não disse... isso é amor!” Essa foi a resposta dela quando questionada sobre o que era o Amor. Irmãos, é isso. Por que inventamos tanto? Jesus é simples, nós que complicamos demais, sabemos demais... Deus se revela a nós todos os dias, mas muitas vezes perdemos a sensibilidade e não conseguimos enxergá-lo por que Ele não está no Templo que idealizamos. Mas Ele nos diz hoje: Quem dentre vós, que tenha sobrevivido, contemplou esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é ela como nada aos vossos olhos? Pois assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, dentro em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca; farei abalar todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o SENHOR dos Exércitos. Minha é a prata, meu é o ouro, diz o SENHOR dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.”Cf. Ag. 3-9

Bom, é isso...que não percamos a essência nunca!

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário